sábado, 23 de março de 2013
LEVITAÇÃO POR REPULSÃO MAGNÉTICA
LEVITAÇÃO POR REPULSÃO MAGNÉTICA
Tecnologia adotada nos trens japonenes, a levitação por repulsão magnética consiste na utilização de bobinas supercondutoras localizadas no interior do trem. Como a bobina supercondutora possui uma resistência mínima, é capaz de gerar um forte campo magnético, induzindo nas bobinas encontradas nos trilhos uma corrente elétrica, que por sua vez gera um campo magnético induzido e contrário ao que foi aplicado nessa bobina, o que possibilita a levitação do trem pela força de repulsão magnética, entre o trilho e a bobina supercondutora. As bobinas localizadas nos trilhos agem passivamente.
Trens Maglev
Princípio da Levitação por Repulsão Magnética
O princípio de funcionamento do trem MAGLEV por repulsão magnética, será explicado de acordo com o protótipo do trem japonês.
Trens Maglev
Modelo do Trem Japonês
PRINCÍPIO DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA
As bobinas de levitação com uma configuração em “8” são instaladas na lateral dos corredores do guideway. Quando os ímãs supercondutores passam com uma velocidade alta, uma corrente elétrica é induzida dentro da bobina criando um campo magnético, fazendo com que ocorra a levitação do trem.
Trens Maglev
Princípio da Levitação Magnética
PRINCÍPIO DA PROPULSÃO
As forças de repulsão e de atração induzidas entre os ímãs supercondutores são usadas para propulsionar o veículo.
As bobinas de propulsão localizadas nas laterais do corredor são alimentadas por uma corrente trifásica de uma subestação, criando um deslocamento do campo magnético no corredor. Os ímãs supercondutores são atraídos e empurrados por esses campos magnéticos em movimento, propulsionando o veículo.
Trens Maglev
Princípio da Propulsão
LEVITAÇÃO POR ATRAÇÃO MAGNÉTICA
Surgido na década de 70, os trens MAGLEVs alemães denominados Transrapid, adotaram o sistema de atração magnética para a levitação dos trens. É usada a força de atração entre os eletroímãs, controlados individualmente e eletronicamente, localizados no veículo e as barras ferromagnéticas localizadas abaixo das guias dos trilhos.
Trens Maglev
Princípio da Levitação por Atração Magnética
O princípio de funcionamento do trem MAGLEV por atração magnética, será explicado de acordo com o protótipo do trem alemão.
Trens Maglev
Modelo do trem alemão denominado Transrapid
PRINCÍPIO DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA
No veículo existe um suporte onde se localizam os eletroímãs, encurvado para baixo dos trilhos e exercendo nas barras ferromagnéticas uma força de atração pelos eletroímãs que darão sustentação, levitando o veículo.
PRINCÍPIO DA ORIENTAÇÃO LATERAL
O veículo possui um conjunto de eletroímãs e guias laterais, que controlam o movimento transversal, deixando-o sempre centrado no trilho. O suporte, assim como os guias laterais, existem em ambos os lados do veículo e por todo o seu comprimento. Entre o suporte e os trilhos, a distância é de 10 mm, controlados eletronicamente e, entre o trilho e a parte inferior do veículo de 150 mm, o que possibilita passar por cima de pequenos objetos ou camadas de neve.
Trens Maglev
Princípio da Orientação Lateral
PRINCÍPIO DA PROPULSÃO
O sistema de propulsão usado é o motor linear que é colocado ao longo de todo o veículo. Este pode tanto ser usado como sistema de propulsão ou como sistema de freios do veículo.O motor linear nada mais é do que o motor elétrico, consistindo de rotor (localizado nos trilhos) e o estator (localizado no veículo).
Fonte: tansportes.ime.eb.br
https://www.youtube.com/watch?v=sucZqkcZmMU
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