sábado, 13 de abril de 2013

LEVITAÇÃO POR REPULSÃO MAGNÉTICA

LEVITAÇÃO POR REPULSÃO MAGNÉTICA Tecnologia adotada nos trens japonenes, a levitação por repulsão magnética consiste na utilização de bobinas supercondutoras localizadas no interior do trem. Como a bobina supercondutora possui uma resistência mínima, é capaz de gerar um forte campo magnético, induzindo nas bobinas encontradas nos trilhos uma corrente elétrica, que por sua vez gera um campo magnético induzido e contrário ao que foi aplicado nessa bobina, o que possibilita a levitação do trem pela força de repulsão magnética, entre o trilho e a bobina supercondutora. As bobinas localizadas nos trilhos agem passivamente. Trens Maglev Princípio da Levitação por Repulsão Magnética O princípio de funcionamento do trem MAGLEV por repulsão magnética, será explicado de acordo com o protótipo do trem japonês. Trens Maglev Modelo do Trem Japonês PRINCÍPIO DA LEVITAÇÃO MAGNÉTICA As bobinas de levitação com uma configuração em “8” são instaladas na lateral dos corredores do guideway. Quando os ímãs supercondutores passam com uma velocidade alta, uma corrente elétrica é induzida dentro da bobina criando um campo magnético, fazendo com que ocorra a levitação do trem. Trens Maglev Princípio da Levitação Magnética PRINCÍPIO DA PROPULSÃO

Um comentário:

  1. Alguns países estão usando o poderoso eletroímã supercondutor criogênico para desenvolver trens de alta velocidade, chamados TRENS MAGLEV. Esses trens flutuam sobre um trilho usando os princípios básicos dos ímãs para substituir as antigas rodas de aço e os trilhos convencionais.

    ResponderExcluir